quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Os direitos (chega de deveres!) do leitor

Bom, como eu disse no post anterior, aqui vão os DIREITOS DO LEITOR instituídos pelo Pennac:

1- O direito de não ler. [Nem todo mundo gosta de ler. Nem todo mundo ouve música, vai ao teatro, etc. É um direito da pessoa! E mesmo que não leia, não quer dizer que a pessoa seja um imbecil completo. Mesmo quem costuma ler, pode ficar um bom tempo sem ler, afinal, ler não é obrigação – é acima de tudo, um divertimento e como tal pode não ser nossa preferência por um momento, e daí?]
2- O direito de pular páginas. [como eu disse, tem coisas que a gente não entende ou não gosta, pode ser que não nos interessemos por uma descrição de tapeçaria e prefira ver o que vai acontecer com a personagem principal. Pule, uai, não é nenhum sacrilégio, é seu direito! Você quem escolhe, você que ta lendo o livro e sabe o que gosta!]
3- O direito de não terminar um livro. [não gostou? Pra que ficar se martirizando? Não é se obrigando a ler que vai gostar mais, pelo contrário. Tem vezes que nós nem temos ainda a idade, o conhecimento, a maturidade pra gostar do tal livro – guarda, lê daqui a dez anos. Pode ser que não goste nunca. Pois não leia!]
4- O direito de reler. [é que nem ver Titanic 20 vezes! E cada vez a gente presta atenção numa coisa nova e gosta mais.. .(não faça isso repetidamente com sua música favorita porque enjoa xD)]
5- O direito de ler qualquer coisa.
[Esse é importante! Existem bons livros e os maus (clichês, best sellers da vida). Todo leitor que se preze já leu desse segundo na vida e A-DO-ROU (Minha gata se chama Christie não é por menos xD). Grazasdeus que existem dos segundos, às vezes até hoje eu ainda leio deles. A gente passa a ler os bons por hábito, simplesmente a gente amadurece como leitor e depois de ler muito percebe quais são os melhores, acontece. Ou não acontece... mas, enfim, não é pecado ler livros ruins. Eu tenho certas dúvidas sobre a inteligência de alguém que fica nos clichês pra sempre, mas, né, é pessoal, tem gosto pra tudo nessa vida! E não sair da rotina, ficar sempre na mesma fórmula é sempre confortável e gostoso, convenhamos...]
6- O direito ao bovarismo [livros que empolgam, aventuras de fazer chorar, Crepúsculos ou modas adolescentes – quem não foi adolescente um dia e não foi fanático por alguma coisa levante a mão...]
7- O direito de ler em qualquer lugar [eu não sei cagar sem ler /prontofalei. Deixo bem claro isso quando você for emprestar um livro pra mim ou emprestar um livro meu. Eu leio cagando e também comendo, não é muito higiênico, mas é um direito meu, Pennac disse xD]
8- O direito de ler uma frase aqui e outra ali [é o que eu estou fazendo agora ao copiar essas frases do livro]
9- O direito de ler em voz alta [sabia que nos primórdios nem existia leitura sem voz, só de cabeça? Eu adoro ler em voz alta, ou cantar em voz alta, principalmente em corredor com eco, minha voz é linds, sabe? xD]
10- O direito de calar. [PQP! Se a lista fosse minha esse direito viria em primeiro! Como eu ODEIOOO gente metida a intelectual só porque lê e vem com papinho de: “já leu isso? Já leu aquilo?”, só pra se mostrar /FUUUU. Você pode imaginar que fazendo curso de Letras você topa com um ser desses, é irritante, é nauseante, fez eu querer não ser leitora só pra não ter nada em comum com ele. Claro que discutir algo que você gosta surge, se naturalmente ok. Mas tem gente que gosta de ficar falando palavrinhas enfafifonhas e escalafobéticas sobre o monumental livro que leu e como era profundo... grgrgrgrgr! Ódio! Esse povo é que faz você odiar ler e monta o estereótipo do leitor mal-comido (bom, certeza que esse povo ninguém come... e o pior é que homem desse tipo posa o maior comedor-latin-lover-do-intelecto, come nem a própria mão direito )... A verdade é que geralmente quando você lê, você não quer criticar nem falar se é bom o ruim, você quer só... ler! E tem todo o direito de ler quietinho sem ter que dizer se é bom, se é ruim, se é profundo ou se não é, você é leitor, não crítico. Principalmente se está lendo pela primeira vez e está no meio da leitura... é que nem gente que pergunta: você gozou? Foi bom pra você? Detesto isso, porra, se gozei ou não o problema é meu!]

Um comentário:

Queen of Madness disse...

Comedor-latin-lover-do-intelecto....
kkkkkk

Ri alto...

O Ogro lê "O Senhor dos Anéis" quando caga, quando eu conheci ele , ele tava na introdução, agora falta só umas 300 páginas... mais 2 viroses ou 3 idas na churrascaria, ele termina o livro...

kkkkkkkk

Só leio quando vou pra escola, então acho que nesse ano, volto a ler com frequencia...

Eu gosto da Coleção Vaga-Lume (não conta pra ninguem)