domingo, 13 de dezembro de 2009

Torrent e similares

Como viciada em series e cinefila, eu sofria.
Motivos simples:

-As novas temporadas chegam ao Brasil com ate 6 meses de atraso
-Repetem demais
-A traduçao é bem marromenos

E filmes...Bem, SP, Rio e Curitiba nao tem tanto atraso, mas aqui em Brasilia tem filme em circuito comercial que nao chega. E se chega é meses depois.

Na angustia, no desespero e na necessidade de me manter atualizada e meus vicios, pesquisei.
Sim, eu compro dvd. Inclusive de series! House por exemplo eu faço questao de ter original por conta dos extras. Friends e Seinfeld tenho todos.

Mas ninguem tem condiçao de comprar o dvd só pra ver se gosta e porque na tv a cabo nao é trasmitido. Fica inviavel.

Pensando nisso, pesquisei e conheci o bit torrent. Como eu brinco dizendo, "O jeito nerd de baixar arquivos!". E nesse momento eu peço desculpas, mas...Usarei o CtrlC+CtrlV do Google. Porque tá didatico e é so pra voce ter noçao do que é e como funciona.

"BitTorrent é um protocolo de rede que permite ao utilizador realizar downloads (descarga) de arquivos, em geral indexados em websites. Esse protocolo introduziu o conceito de partilhar o que já foi descarregado, maximizando o desempenho e possibilitando altas taxas de transferência, mesmo com um enorme número de usuários realizando downloads de um mesmo arquivo simultaneamente.
Na rede BitTorrent os arquivos são quebrados em pedaços de geralmente 256Kb. Ao contrário de outras redes, os utilizadores da rede BitTorrent partilham pedaços em ordem aleatória, que podem ser reconstituídos mais tarde para formar o arquivo final. O sistema de partilha optimiza ao máximo o desempenho geral de rede, uma vez que não existem filas de espera e todos partilham pedaços entre si, não sobrecarregando um servidor central, como acontece com sites e portais de downloads, por exemplo. Assim, quanto mais utilizadores entram para descarregar um determinado arquivo, mais largura de banda se torna disponível."

Queeeeee??
Irei mencionar as vantagens e voce vai entender melhor:

-A qualidade é inacreditavel e a prova de erros e falhas. Eu nunca baixei um torrent sem som ou sem imagem.
-Nao ha queda de servidor. Pode ate ficar mais lento, porem seu download nunca será interrompido (a nao ser obvio, que voce o faça)
-Sao n! usuarios simultaneamente fazendo o compartilhamento. Quanto mais seeds tiver o arquivo, mais rapido pra baixar.
-O programa é instalado no seu pc e voce tem controle de quando quer ou nao compartilhar. Nao fica naquele desespero do site sair do ar, de ter queda de energia e ter que catar o site e começar tudo de novo, de dar erro no meio do download...

*Esse é o meu! \o














Essa é a pasta em que estao todos os meus arquivos.

Porque jeito nerd? Voce precisa de ferramentas basicas pra fazer dar certo.

-Um pacote de codecs (que voce consegue em qualquer "baixe aqui" da vida). Tem desde os basicos ate especificos para se converter arquivos e imbutir legendas. Eu uso o k-lite.
-O programa de torrent. Eu uso utorrent e nao tenho nenhuma reclamaçao. É leve, simples e didatico. Me serve muito bem. Tambem tem o bitcomet, um pouco mais pesado porem mais completo.
E claro:
-Fontes de torrent. Ao meu ver esse é o mais importante, porque quanto mais usado e popular, mais seeds. Ou seja: mais opçoes de arquivos, maior velocidade. Mas confiaveis.
Os que eu mais uso sao: http://eztv.it/ (especialmente pra series, é muito atualizado!) e http://www.toorgle.com/ (costuma ter mais filmes).


Um muito usado e conhecido era o mininova, mas para o desespero geral foi fechado.


Pra começar a usar é só instalar um pacote de codec, um dos programinhas e procurar o arquivo que ve quer nos sites.

Lembrando que:

-Para series, usa-se a nomenclatura: nome da serie+a temporada(season)+episodio.
Por exemplo: House s01e03
*s=season, e=episode

Ou como esta no meu: The big bang theory s03e04 (temporada=season 03, episodio 04)
Lost s04e12

Sim, é tudo junto mesmo. Obvio, se voce for no google e digitar "torrent Lost season 04 episode 12" ele vai acusar do mesmo jeito, mas é uma encheçao boba. Abreviando ele sabe que é torrent e vai direto na fonte.

-Geralmente é sem legenda. Mas calma, tem jeito!
Ou voce pede o torrent com legenda: "Lost s04e12 legendado/portuguese" ou vai num forum do orkut e procura pelo grupo de legendas. Em todos os foruns tem um grupo de coleguinhas que assiste primeiro e faz a legenda enquanto assiste. A desvantagem: é um anexo ao arquivo. Voce precisa coordenar ambos antes de assistir.
Pra filmes é mais facil, os caras normalmente ja liberam torrent com a legenda imbutida. Se atente quando for baxar, ta escrito no arquivo! Inclusive o idioma da legenda!

-Sao atualizados e liberados minutos depois de ser transmitido na tv.

"Djuli, nao gostei desse troço. É complicado, demora demais e eu nao to afim. Tem opçoes mais faceis?"

Tem! Os players!
Sao sites que ja tem o arquivo hospedado, é só voce ir lá, apertar "play" e deixar carregando.

Problemas:

-Nao sao legendados (pra ser honesta só vi UMA serie com legenda: Dexter)
-Eles podem simplesmente sair do ar
-Tem limite de transmissao

Se voce é fluente, só quer ver uns 2, 3 episodios seguidos e pode ser alatorio ta de boa.

A dica: http://www.ninjavideo.net/
É onde geralmente eu assisto The Office (episodios de 20 minutos) ou tiro atraso de alguma de 45 minutos.
A maioria dos arquivos funciona muito bem.

Tem sites que fazem transmissao online em tempo real de series, mas é lento, atrasado e tem qualidade ruim. Nao compensa

Pra concluir: Nao esqueça de manter a atualizaçao do Windows Media Player, Real Player e similares! d:-)

E gostando, compre o dvd! Torrent facilita muito, mas como todo arquivo, pesa! Uma hora voce vai ter que deletar pra baixar outros. É uma soluçao a curto prazo!
^^

2 comentários:

 Flávia de Sousa Brito disse...

Me perdoe Djuli, mas torrent se torna muito complicado pra minha cabecinha grande :/

Fuzzy disse...

Videos talvez, mas jogo só dá merda.