domingo, 26 de julho de 2009

O casamento!

Ontem fui em um casamento.

O noivo é amigo de infancia de um dos meus amigos de infancia. O conheco por tabela e fui convidada por educacao.

Como já dizia o Jerry Seinfeld: "Eu nao entendo porque as pessoas ainda se esforcam em ser educadas. Quem vai querer de fato ir a um casamento de um semi-desconhecido sabado a noite?! ".

Cheguei na igreja. Sentei mais na ponta, tomando cuidado para que todos me vissem, mas que eu ficasse discreta. O negocio nesses casos é mostrar presenca.

Comeca a brincadeira. Uma musica qualquer de funda para que os padrinhos entrassem. Varias muheres com aquela cara classica de "passei-o-dia-no-salao-colocando-aplique-e-fazendo-maquiagem", os homens de terno com aquela classica cara pessima de "como-eu-odeio-casamentos-sabado-a-noite" e os convidados extremos: desde aqueles vestidos de formatura jecas do Barrados do Baile ate pessoas incrivelmente elegantes ou qe nao souberam ler Passeio Completo e vao de calca jeans. SEMPRE!!

A musica termina, da-se um espaco basico a fim de anunciar a entrada da noiva. Nessa hora super me senti figurante de um casamento da novale das 8h da Globo: Aquela musica claaaaaassica "Tan-tan-taran...-tan-tan-taram...". Nas palavras da minha irma "Que coisa brega!". Alguns instantes depois, inicia-se o Ave Maria.

Mais original, impossivel! d:-P
Noiva vestida de bolo, cabelo impecavel, aquele veu que duas pessoas precisam carregar porque tem tipo, 10m de pano, vestido tipo bolo com decote de coracao. Branco, logico...Moram juntos ha 4 anos e ela entra de BRANCO na igreja. Tá, né?! Vamos fingir que a cor significa algo.

Foi ai que eu lembrei porque sempre que menciono a palavra "casamento" com meu amado e com meus amigos os caras entram em panico. Isso porque eles só tem qe ir lá pra frente esperar noiva! Todos tem ESSA visao de casamento: noiva brega, ambiente caustrofobico, testemunhas, um padre, imagens de santos e uma fortuna gastos em flores e outras coisas que voce só vai usar naquela hora. Mulheres em geral acham lindo, um sonho de infancia. Homens aceitam e toleram, eles JAMAIS irao gastar tanto tempo da vida quanto as mulheres pensando nisso. Pra eles é muito mais facil encarar a brincadeira do que argumentar que nao ha necessidade.
E eu acho ridiculo...d:-P


A missa comeca. Fiquei emocionada com o discurso do padre! Porque ninguem em sa consciencia iria dizer aquilo.

-Porque...Voces nao precisam de nada alem de amor!
-Porque o amor é a solucao de TODOS os problemas...
-Casamentos terminam porque as pessoas nao souberam regar o amor..

Eu nunca vi alguem usar tanto a palavra "amor" e tentar me convencer de que voce só precisa dele pra viver.
Chega um ponto que voce percebe o exagero e nem leva mais o padre a serio, porque voce sabe que amor nao é isso tudo. Tudo bem que casamento É um exagero, mas precisa disso tudo?!
Nao vai dar 1 semana e o casal vai acordar pra vida e perceber que "Oi, a gente se gosta e tals, mas...Eu preciso ir trabalhar, sabe?! Temos contas pra pagar!".

Trocaram as aliancas, fizeram votos que o padre soprou na hora ja que ninguem decora essas coisas e foram declarados casados.

-Voce esta aqui por pura e espontanea vontade!?

Iria AMAR se algum desses fosse um pouco mais honesto. "Olha, ate que o evento é legal e tals, eu gosto dela, mas super tava rolando uma pressao la em casa...".
"É, minha mae me perturba ha anos!".
"Nao é beeeeem assim que eu queria, mas...Ate que tá legalzinho!".
"Pura e espontanea vontade nao seria o termo adequado...".

A festa é uma emocao a parte: as pessoas chegam e ja comecam a beber, ate esquecem que "Oi, tem noivos!!". Alias a grande maioria nao quer cumprimentar os recem-casados, é só ve-los chegar perto que ja vem aquela obrigacao. Dá preguica. Voce nao sabe ao certo o que dizer, o "Parabens" chega ate a perder sentido. Dizer que a noiva ta linda sendo que ela se esforcou pra ficar jeca?! Nheeeee...

Nao dá 10 minutos e voce ja ve geral animado. Tem bebida demais. As pessoas esqueceram de comer e foram só bebendo...Os comentarios comecam! Voce nao pode ir com o namorado que perguntam quando voce vai casar. E nao pode ir solteiro que perguntam se voce nao vai desencalhar algum dia.
Sao extremos. Gostar de namorar ou gostar de ser solteiro nao é opcao.
Estar num casamento implica em ser o proximo a seguir o exemplo, independente da sua posicao civil.

Meu amigo tem 23 anos e passou boa parte da festa tendo que explicar porque prefere trabalhar e ganhar dinheiro a ir logo viver de amor.
Eu tive que argumentar que meu amado, alm de morar em outra cidade, tem 20 anos e outras prioridades, como por exemplo: ser juiz em torneios de Magic.
E que pra mim, isso é perfeitamente compreensivel já que eu tambem nao tenho exatamente o sonho de casar na igreja de branco. Muito pelo contrario.
Mesmo porque os dois sequer sao religiosos. O maximo que nossos pais terao sera marcar hora no cartorio e fazer um lanche depois.

O consenso geral da festa, alias, é aquele: casamento alheio é legal porque VOCE que aproveita. Agora, o SEU será só no civil e uma puta viagem pra Europa por 15 dias.
*No meu caso, passar um tempinho em Vegas! d:-P

Jogar o buque é um desespero. Meu amigo diz que é ate profissao, tem garotas que treinam tecnicas marcias pra se aprimorar e garantir o mimo.
Minha pergunta: Uma vez que voce pegou o buque, faz o que com ele?! É o unico motivo que nao me incentiva a participar do drama! É legal na hora, mas e ai!?
Nao tem utilidade ficar com aquilo!
Vi umas 3 mulheres se matarem por ele. Unhada, puxada de cabelo, tapas, empurroes. Os caras morrem de rir porque nao entendem qual a logica de se estapear por um amontoado de flores. Que vao secar depois!

Fim do casamento. Me diverti ate, o contexto geral é engracado! d:-P
Bebi horrores, comi muito, levei doce pra casa e sequer falei com os noivos! Nada mais comum. Casamento por tabela é assim mesmo: voce vai na missa, aguenta 1h de um discurso absurdo, faz o minimo social e corre pra festa. Afinal, a parte bacana é justamente essa!

Dai voce volta pra casa jurando que nunca fara isso, porque é bem Novela da Globo mode on e quando menos espera, é voce no proximo ano! d:-D

Com raras excecoes, seja em relacao a gosto ou a falta de dinheiro, a grande maioria ainda prefere esse modo classico de oficializar o casamento. E quem é convidado, a grande maioria, ainda acha um porre sem fim e vai por educacao. Principalmente quando se trata de um evento sabado a noite! d:-P

Um comentário:

Queen of Madness disse...

Pior é que eu concordo com vc... Odeio casamentos... Até as festas são ruins... E tem gente que ainda gasta uma nota pra ser tosco, encher a pança dos outros que saem falando mal.... ta né..... kkkkkk

PS: Vc quer que eu morra??? Ou prefere me matar mesmo???
Eu to puta da vida por não ter conseguido chegar no horario...
Sorry...
=(