quinta-feira, 2 de julho de 2009

INFLUENZA A (H1N1)

Enfim.. As últimas informações da Pandemia!

O que é?

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Até 01 de julho de 2009, segundo os dados da OMS e dos países afetados, foram registrados casos em todas os continentes do mundo, com as seguintes características:

• Total de casos confirmados: 79844 em 121 países;
• Total de óbitos: 336;
• Taxa de letalidade mundial: 0,42% (intervalo: 0,03% a 2,15%)

• Segundo informações da OMS ou de sites oficiais dos países afetados, o México, os EUA, o Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido apresentam transmissão sustentada (De indivíduos do próprio país e não em viagens ou outros países).

• A maioria dos casos confirmados nos países com descrição de sintomas apresenta quadro clínico leve ou moderado com resposta favorável ao tratamento específico, quando indicado, ou às medidas de suporte clínico. Existe uma maior freqüência de casos mais graves entre pessoas com doenças crônicas preexistentes.




• O Ministério da Saúde considera que a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de transmissão sustentada do novo vírus Influenza A(H1N1) de pessoa a pessoa, tendo em vista que todos esses casos têm vínculo epidemiológico com casos importados.

• De acordo com as informações fornecidas pelas equipes de vigilância epidemiológica das secretarias estaduais de saúde, os sinais e sintomas mais freqüentes entre os casos confirmados são tosse, febre, coriza e mialgia. Todos os casos confirmados apresentaram quadro clínico leve a moderado e passam bem.

• Estão sendo realizadas busca ativa e monitoramento de todos os contatos próximos desses casos.

• Para agilizar esta busca, a ANVISA implementou, a partir de 23 de junho de 2009, a obrigatoriedade da entrega da “Declaração de Saúde Viajante” preenchida por todos os viajantesinternacionais, conforme previsto na Portaria GM nº 2.659, de 11 de Novembro de 2008, que internaliza a Resolução GMC nº 21, de 20 junho de 2008.



Estes são os sintomas mais comuns encontrados na nova gripe.

Recomendações sobre a suspensão temporária de atividades

Em estabelecimentos de ensino, creches, ambientes de trabalho (empresas, indústrias), asilos, quartéis, ambientes prisionais, quando a investigação epidemiológica identificar a ocorrência de agregado de casos suspeitos de Influenza A(H1N1), com vínculo epidemiológico (temporal E espacial),
pode ser adotada pela vigilância em saúde local a suspensão temporária de atividades. Quando esta ação for indicada deve-se considerar:

- As características do surto (numero de pessoas afetadas, características dos ambientes, existência de pessoas com fatores de risco, taxas de ataque);

- Garantir o sigilo da identidade dos casos confirmados e evitar condutas discriminatórias dos mesmos;

- A análise do tempo de duração da suspensão temporária das atividades deve considerar, além de outros aspectos, as características da doença (apresentação clínica, transmissibilidade a partir da data de início dos sintomas: adultos até o 7º dia e crianças até o 14º dia, etc.);

- Devem ser reforçadas as orientações sobre as medidas não farmacológicas preconizadas no Protocolo de Procedimentos de Manejo de Casos e Contatos;

- Constam no referido Protocolo os procedimentos de coleta de amostras clinicas.

Informação Importante:

A utilização de máscaras de proteção é efetiva em ambientes hospitalares e esta prática não tem impacto na diminuição de transmissibilidade quando utilizada pela comunidade em geral, exceto quando indicado pela autoridade de saúde.

Essa parte é por minha conta!

A maior preocupação com este novo tipo do vírus da Influenza é que esse mesmo vírus causou a gripe espanhola que matou cerca de 100.000 pessoas no mundo!
Ela teve um surto leve (Com sintomas moderados) em fevereiro de 1918 e pasou despercrbido, mas em outubro do mesmo ano uma cepa apresentando mutação e consequentemente mais virulenta e mortal foi encontrada no mundo e esse é o medo das autoridades mundiais de saúde!


As informações sobre o vírus AH1N1 se encontram no site do Ministério da saúde neste logotipo:



Telefone e links

• Disque Saúde: 0800-61-1997
• Portal da Influenza: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534
• Sites:
- Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.
- Secretaria de Vigilância em Saúde: www.saude.gov.br/svs
- ANVISA: www.anvisa.gov.br

Nestes sites existem os protocolos e notícias das manifestações do novo vírus no Brasil e no mundo!

Nenhum comentário: